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CASAMENTO

Organização: Rabino Uri Lam

casamento judeu

O casamento na Beth-El inclui as principais condições e ritos judaicos.

 

QUEM PODE SE CASAR NA BETH-EL

O rabino só celebra casamentos judaicos entre pessoas judias. Antes do casamento, os noivos precisam se casar no civil. Para algumas sinagogas liberais, é judeu quem nasceu de mãe judia; para outras, mais liberais, é judeu quem tem pai e/ou mãe judeus e foi criado conforme os valores judaicos. Consulte o rabino para uma orientação mais específica sobre o seu caso.

Também é considerado judeu quem tiver completado o guiur (conversão ao judaísmo) sob orientação do rabino da Beth-El ou em uma sinagoga reconhecida pelo rabino e pela federação israelita do estado em que está localizada esta sinagoga.

Obs.: Sobre outras formas de união que não se configuram como casamento judaico, entre em contato com o rabino para avaliarem juntos.

 

KETUBÁ

Documento matrimonial judaico. O casal é convidado pelo rabino a participar da concepção da ketubá, cujo texto reflete uma união equitativa entre as partes. A ketubá liberal é escrita em hebraico e em português. Antes da cerimônia, convida-se duas testemunhas judias, homem e/ou mulher, para assinarem a ketubá. Estas não podem ser familiares dos noivos e devem assinar em hebraico e em português. A ketubá também é assinada pelos noivos e pelo rabino – em hebraico e em português.

BADÉKEN

O costume do noivo cobrir o rosto da noiva com um véu vem da passagem bíblica em que Jacob, que se casaria com Raquel, foi enganado e se casou com Lea. Este costume é pouco comum em um casamento judaico liberal, mas pode ser renovado. Por exemplo: o noivo põe o véu na cabeça da noiva, que por sua vez põe a kipá na cabeça do noivo.

 

ḤUPÁ
Tenda nupcial cuja cobertura é sustentada por quatro estacas, fixas ou móveis, sob a qual ficam os noivos. Representa o novo lar judaico.

 

SETE VOLTAS

O costume de uma noiva dar sete voltas ao redor do noivo não é obrigatório, mas como alguns casais veem nele um aspecto simbólico e estético bonito, tem feito parte de muitas cerimônias. Para refletir a equidade entre o casal, os noivos podem dar três voltas ao redor um do outro; no final, de mãos dadas, dão juntos a sétima volta.

 

KIDUSHIN: DUAS BENÇÃOS

O rabino ou ḥazán recita duas bênçãos sobre uma taça de vinho, depois compartilhada pelo casal. As bênçãos celebram a permissão para a união deste casal, determinado a constituir um novo lar judaico.

 

TROCA DE ANÉIS

O noivo diz, em hebraico: “Que você me seja consagrada, através desta aliança, conforme as leis de Moisés e de Israel”. A noiva diz, também em hebraico: “Eu sou do meu amado e o meu amado é meu”. Depois os noivos podem trocar votos de casamento, embora não seja obrigatório.

 

LEITURA DA KETUBÁ

Depois de lida, a ketubá é entregue para os noivos. O casal deve guardá-la em lugar seguro como prova do seu matrimônio religioso judaico.

 

SHÉVA BRACHOT

O rabino, o ḥazán, familiares ou amigos do casal recitam as sete bênçãos nupciais. Em seguida o casal compartilha de uma taça de vinho.

Além das bênçãos obrigatórias, neste momento o casal pode incorporar bênçãos de familiares e amigos, leituras e canções preferidas.

 

QUEBRA DO COPO
Geralmente pisado e quebrado pelo noivo, seguido de gritos de mazal tov (felicidades!), este é o sinal de encerramento da cerimônia e início da festa. No Judaísmo Liberal se sugere aos noivos que tenham dois copos e que cada um quebre o seu respectivo copo. Há vários significados para a quebra do copo, entre eles:
1. A fragilidade das relações humanas.

2. O fim da fase anterior e o início de uma vida compartilhada.
3.  A destruição do Templo de Jerusalém, há cerca de 2000 anos

Não marque casamento judaico nestas datas!

Shabat: do entardecer da 6ª feira até o início da noite de sábado.

29 de Elul, 1-10 de Tishrê: da véspera de Rosh Hashaná até Yom Kipur.

14-23 de Tishrê: da véspera de Sucot até Simchat Torá.

13-14 de Adar: Dia do Jejum de Esther e Purim.

14-22 de Nissan: da véspera de Pessach até o fim de Pessach.

15 de Nissan - 17 de Yiar: do 1º ao 32º dia da Contagem do Omer.

5-7 de Sivan: da véspera de Shavuot até o fim de Shavuot.

17 de Tamuz - 9 de Av: Três semanas de luto e dia de jejum.

10 de Tevet: dia de jejum.

Consulte o rabino para saber as datas equivalentes no calendário civil.

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